Resume
Researcher
Zeno Soares
Crocetti
Citations
-
Contact Info
Resume
About

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Desenvolve projeto de pesquisa interdisciplinar: Análise das Transformações Econômicas e Geopolíticas na América Latina e a Organização Regional do Espaço 2007-2017, É lider do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos Ignácio Rangel (NEIR) com bolsista IC financiado pela UNILA e Fundação Araucária. Pesquisador no Observatório de Comercio Internacional (OCI) na Universidad Nacional de Luján e parceria com a Universidad Nacional de Mar del Plata da Argentina (2016) . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Econômica, Gestão do Território, Formação Sócio Espacial e Epistemologia da Geografia. É membro do NDE da Licenciatura em Geografia. É parecerista Ad Hoc e membro de conselho editorial de vários periódicos nacionais e internacionais ranqueados. Foi coordenador do Curso do Bacharelado em Geografia no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) 2015-2017. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Coordenou o projeto de extensão, 2014/2015. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID EDITAL Nº 061/2013 CAPES e UFAL Nº 5/2014. Iniciação à Docência e o ensino de Geografia: Qualificação da formação de alunos do curso de Licenciatura em Geografia numa perspectiva de integração da Universidade com a rede pública de ensino básico, na busca da valorização do magistério. Coordenou o laboratório de pesquisa LABPE/NEPU/AGB/UNIBEM 2003/2013 com Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Estratégicos Professor Ulysséa/NEPU. Foi membro do comitê avaliador da Universidade Estadual de Alagoas PIBIC/UNIAL 2013/2015 e membro do comitê avaliador do PIBIC/UFAL/FAPEAL 2013/2015 da Universidade Federal de Alagoas.

Research Experience
ANÁLISE DOS CIRCUITOS PRODUTIVOS E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NA ECONOMIA DA AMÉRICA LATINA (fase II)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana June 2020 - Present

Planos de trabalhos em realização no projeto; 1) CIRCUITO PRODUTIVO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NA KLABIN S.A (1990/2018) 2) CIRCUITO PRODUTIVO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NA ARCOR S.A (1995/2018) Resumo: O problema focalizado no presente projeto de pesquisa refere-se ao impacto da reestruturação produtiva nas formações socioespaciais latino-americanas no período pós-1990, e a retomada dos investimentos pós-2000. Trata-se de desvendar quais as transformações econômicas, sociais e territoriais decorrentes dessas reestruturações. Vamos analisar também a ruptura e as crises pós 2013 no território latino-americano. Entretanto, o conjunto da economia latino-americana foi bruscamente afetado pela política econômica, pós-1990, de abertura comercial, câmbio valorizado e medidas neoliberais. Nesse quadro, a estrutura produtiva latino-americana passou por um intenso processo de reestruturação técnico-econômica que vai desde as inovações em processos e produtos, a adoção de técnicas de gestão, a desverticalização produtiva, as redefinições patrimoniais, o corte de pessoal empregado, a redução de linhas de produção, o deslocamento territorial do capital e as inversões em novas atividades produtivas..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

 

Integrantes: Zeno Soares Crocetti - Coordenador / IZÁBIA COUTINHO DA SILVA - Integrante / Valeria Isabel Nino Vargas - Integrante.

ANÁLISE DOS CIRCUITOS PRODUTIVOS E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NA ECONOMIA DA AMÉRICA LATINA
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil. July 2017 - July 2020

Circuito espacial de produção, lugar onde a ordem estabelecida vai impor seu ritmo e assegurar a espacialização da produção. Os circuitos espaciais de produção são definidos pela circulação de bens e produtos e, por isso, oferecem uma visão dinâmica, apontando a maneira como os fluxos perpassam o território. Em Marx, seriam as diversas etapas pelas quais passaria um produto, desde o processo de produção até chegar ao consumo final, envolvendo, assim, as instâncias da produção: a produção propriamente dita, a circulação, a distribuição e o consumo, bem como as suas manifestações espaciais. Ressalvamos que o processo de produção hoje, segundo a interpretação de Santos (1997a, p. 48 -50) e Silveira (2001, p. 145-147), em suas etapas, são caracterizadas por uma crescente segmentação territorial, havendo assim a necessidade, nos estudos geográficos, para substituir a noção de circuitos regionais de produção pela de circuitos espaciais de produção. Tal processo é inerente à empresa/indústria, que se apropria das regras do mercado, que se servem e assim impõem seus projetos. Então, a cada movimento existe uma articulação que, posteriormente se refletirá na realidade como consequência maior e direcionamento lógico. A presente pesquisa busca analisar o movimento do grande capital na América Latina, observando as transformações recentes na economia, na sociedade e na geopolítica, considerando a atuação dos governos, das políticas públicas, dos atores hegemônicos na região..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

 

Integrantes: Zeno Soares Crocetti - Coordenador / jOSÉ MESSIAS BASTOS - Integrante / Flávia Maria Gomes - Integrante / Brenda Melina Villalba - Integrante / Leonardo Antonio Zenteno Pereira - Integrante / Joel Josè de Souza - Integrante / Omar Horacio Gejo - Integrante / IZÁBIA COUTINHO DA SILVA - Integrante / Ana Carla De Lima Aquino - Integrante / LINA LIZETH LEAL OSPINA - Integrante.

Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8

Education
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1966 - 2011
Doctor of Philosophy , Geography

2007 - 2011

Doutorado em Geografia (Conceito CAPES 5).

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DO PARANÁ, Ano de obtenção: 2012.

Orientador: ARMEN MAMIGONIAN.

 

2005 - 2007

Mestrado em Geografia (Conceito CAPES 5).

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: EVOLUÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DO PARANÁ,Ano de Obtenção: 2007.

Orientador: Armen Mamigonian.

 

1996 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Título: Geopolítica e Imperialismo.

Orientador: Wilson Maske Jr..

1985 - 1989

Graduação em Geografia.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Título: A ESTRUTURA AGRÁRIA NOS MANANCIAIS DO RIO VERDE.

Orientador: Jônia Mara Urban Loenert.

 

1980-1984

Ensino Médio

Colégio Camões, Curitiba, Brasil

 

1972-1976

Ensino Fundamental

Colégio Cristo Rei

 

1966-1971

Ensino Infantil

Colégio Hildebrando de Araújo, Curitiba, Brasil

Media Publications
Economic Geography in Latin America| UNILA - A Geografia Econômica na América Latina
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) | Jan , 2019

In this conversation with Professor Omar Gejo, the central theme is the development of Economic Geography in Brazil and Argentina, which was mainly driven by the Alexander von Humboldt Study Center. Throughout the chat, the professor shares the experiences made in Argentina by this study center and also talks about the efforts to establish a meeting point between researchers from Latin America interested in the theme.

Realted Researchers